terça-feira, 5 de outubro de 2010

POVO GAÚCHO, MISCIGENAÇÃO E TRADIÇÃO



A cultura compreende os bens materiais, de um modo geral, como utensílios, ferramentas, moradias, meios de transportes comunicação e outros. E também bens não materiais, como as representações simbólicas, os conhecimentos, as crenças e os sistemas de valores, isto é, o conjunto de normas que orientam a vida em sociedade.
A produção cultural da espécie humana é um documento vivo da história da humanidade. Desde a pré-história até os nossos dias a espécie humana faz cultura, manifestando através dela, o seu conhecimento e sua visão de mundo. A cultura não é sempre a mesma. Apresenta forma característica diferentes no espaço e no tempo.(Persio Santos de Oliveira, Introdução à Sociologia,Atica 2001) 
Pois bem, com o passar do tempo, todas estas ações relacionadas por cultura, se transformam em usos e costumes, quer queiram ou não queiram, patrimônio cultural, legado de um povo, se tornando tradição. Perguntamos: Qual o país, a nação deste mundo que sua tradição não tenha sido construída através dos usos e costumes e do tempo?
(imagem de Gen'Lyne)

NADA MAIS UNIVERSAL QUE O FOLCLÓRICO
NADA MAIS REGIONAL QUE O FOLCLÓRICO.

SÃO UNIVERSAIS OS ELEMENTOS, SÃO REGIONAIS AS COMBINAÇÕES. POIS O QUE CONFERE A FISIONOMIA REGIONAL A CADA REGIÃO NÃO É TANTO A MATÉRIA REGIONAL, COMO PRODUTO DE SUAS ESPECIAIS E SINGULARES MANEIRAS DE SUPERPOSIÇÃO E MESCLA.
(Carlos Vega, recompilada por Paixão Cortes)

O povo gaúcho por sua vez, com sua miscigenação de raças, formaram um povo de opinião própria, com um senso crítico muito aguçado  em detrimento de um senso comum que paira pelo Brasil.
Nunca olhem a cultura gaúcha tentando traduzir, identificar a que etnia pertence, pois italos, teutos, hispanicos, lusos e afrosdecendentes, estão de uma forma tão misturados nos usos e costumes que verdadeiramente formaram um povo e uma cultura, UM PATRIMONIO CULTURAL.
E o índio, há e o índio:

JÁ NÃO PERTENCO A TUPÃ
NEM AS HORDAS TRIBAIS
ME TRANSFORMEI EM GAÚCHO 
PRA NÃO MORRER NUNCA MAIS
(Noel Guarany)

POR ISSO, SE FORES NA SERRA, VALE DOS SINOS
FRONTEIRA, MISSÕES, CAMPANHA, 
PLANALTO, LITORAL
E PERGUNTAR PARA AQUELAS PESSOAS 
O QUE ELAS SÃO?
TODAS DIRÃO QUE SÃO

GAÚCHO




(José Luis Biulchi de Souza,Tradicionalista, Professor, Poeta, Escritor, Historiador e Jornalista MTE/RS 14.000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA