sábado, 16 de outubro de 2010

DEPARTAMENTO DE CULTURA GAÚCHA II - ESCOLAS


DEPARTAMENTO DE CULTURA GAÚCHA

Para não deixar passar batido na Semana Farroupilha 2010, faltaram os grupos e invernadas das escolas, lembramos que nos outros anos recebemos em nosso tablado grupos de danças de escolas canoenses, o que faltando para nós é esta proposta, sem projetos, políticas públicas para a cultura gaúcha em nosso município, sem projetos transversais, que coloquem a crianças no contexto, aprendendo através de suas próprias ações num conceito de interdisciplinariedade. 



“NENHUM DE NÓS FOI SEMPRE ADULTO
FOI A CRIANÇA QUE CONSTRUIU NOSSA PERSONALIDADE”

Há muito tempo que as autoridades municipais pensam na cultura regional, até uma lei foi sancionada, mas não foi posta em prática. Porque será?

A forma de renovação da cultura gaúcha, regional, do tradicionalismo, dos usos e costumes, enfim de tudo aquilo que é ligado a nossa terra, passa obrigatoriamente pela educação, não adianta fazer projetos só para jovens, pois se é a criança que dará a continuidade a esta herança social.
Precisam formar, redimensionar, capacitar professores do ensino fundamental, pois se a criança perder a referência regional, também perdera a referência de espaço e tempo.
Vocês conhecem a Lei nº 4361 de 07 de junho de 1999? Não? Pois esta lei municipal fora adormecida, amorcegada, engavetada por total desinteresse da educação, nem fora debatida a sua viabilidade. Vamos lembrá-la na integra:

LEI Nº 4361 de 07 de junho de 1999


INSERE NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE 1º GRAU, NOÇÕES DA CULTURA TRADICIONALISTA GAÚCHA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


HUGO SIMÕES LAGRANHA, Prefeito Municipal de Canoas. FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte LEI:

Art. 1º. Ficam fazendo parte do currículo das escolas municipais de 1º grau, noções da Cultura Tradicionalista Gaúcha.

I - Para estabelecer o conteúdo determinado no caput deste artigo, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, deverá buscar informações junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Art. 2º. Em todas as Escolas Municipais deverá ser criada "Invernada Artística" integrada pelos respectivos alunos.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 4º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANOAS, em sete de junho de mil novecentos e noventa e nove (07.06.99).

HUGO SIMÕES LAGRANHA
Prefeito Municipal

E ainda sobre o assunto, vamos lembrar o que a Constituição da Republica Federativa do Brasil diz.
Artigo 210: Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar a formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais.




(Grupo Gurizada Missioneira - EMEI Itala Reis - Canela RS)

UM BOM EXEMPLO A SER SEGUIDO

O Projeto Gurizada de Galpão da SMED de Novo Hamburgo, onde a Prefeitura Municipal adotou no ano de 2009: 
O Projeto Gurizada de Galpão foi um programa que levou às escolas atividades características da cultura tradicionalista, como as danças tradicionais e folclóricas e a  declamação por meio de oficinas que são oferecidas no contra-turno das aulas da rede municipal. O programa buscou o resgate e a valorização da história e a geografia do Rio Grande do Sul, além de lendas e folclore.
Para que este projeto desse certo, a Prefeitura de Novo Hamburgo investiu em um curso de formação para professores e diretores das escolas da rede municipal de educação. Com cerca de 50 participantes, o curso teve duração de 20 horas e os encontros ocorreram quinzenalmente. O objetivo foi resgatar na sala de aula os aspectos da história riograndense abordando, principalmente, o folclore, a tradição e o nativismo gaúcho.

Originalmente este projeto era da cidade de Gravataí, fora realizado pela FUNDARC (Fundação Municipal de Arte e Cultura), na gestão do prefeito Sergio Stasiski em 2008, só que na troca do governo municipal este projeto foi extinto.
Precisamos de políticos, administradores, que não governem pelos seus gostos pessoais, mas pelas demandas da população situando-se geograficamente suas preferências de culturais


(Coral do Projeto Gurizada de Galpão - Gravataí)

GURIZADA DE GALPÃO

O Projeto Gurizada de Galpão tem como objetivo integrar crianças e adolescentes, proporcionando uma política cultural e social. A iniciativa busca meios de desenvolver habilidades técnicas, culturais e históricas de nossas tradições, usos e costumes, incentivando a preservação da cultura gaúcha em nosso município. O foco de atendimento são crianças e adolescentes entre seis e 17 anos, no turno inverso da escola. A Prefeitura fará o repasse de recursos (4 mil em 2008 por mês) para as entidades participantes.


(Projeto Gurizada de Galpão - Gravataí)

(José Luis Biulchi de Souza, Tradicionalista, Professor, Poeta, Escritor, Historiador e Jornalista MTE/RS 14.000)
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TCHÊ, DEIXE UM COMENTÁRIO PARA MINHA QUERÊNCIA